Skip to content

Como economizar dinheiro nos finais de semana?

Chegou o final de semana. Cuidado! É o momento em que a probabilidade de estourar o seu orçamento é muito maior. Neste post vamos discutir por que isso acontece e o que podemos fazer para evitar uma catástrofe no seu esforço para poupar e enriquecer.

Gastamos mais no final de semana por diversas razões, mas existem duas razões que são mais comuns. A primeira é que no final de semana temos tempo livre e saímos da rotina. Durante a semana estamos focados no trabalho e dedicando a maioria absoluta das horas disponíveis trabalhando. Isso deixa pouco espaço para o consumo, então tendemos a poupar mais ao longo da semana. Sem falar que, durante a semana estamos imersos numa rotina, passamos pelos mesmos lugares, falamos com as mesmas pessoas e damos pouca atenção às tentações de consumo. Já no final de semana, para nos divertirmos e descansarmos, acabamos saindo da rotina e isso abre um grande leque de possibilidades de consumo. É por isso que falamos que, para gastar, basta colocar o pé na rua. E no final de semana certamente passaremos mais tempo fora de casa e vamos dar muita atenção a tudo que é novo e diferente. Nesta hora, fugir de orçamento é muito mais fácil.

A segunda razão é mais psicológica. É normal chegarmos ao final de semana cansados de uma semana extenuante de trabalho. É um momento de excitação e fragilidade, ao mesmo tempo. Nesta hora, há uma força interno em nós que busca satisfação e compensação por todo o esforço realizado durante a semana. É neste momento em que nos deparamos com um bem e fazemos aquela velha pergunta: eu trabalho duro a semana inteira, não mereço isso? O final desta história você já sabe, acabamos comprando, mesmo que isso represente um estouro irreversível no nosso orçamento de gastos. O problema desta atitude é que ela tende a gerar um ciclo vicioso. Você está super cansado por conta de todo o esforço da semana e, no final de semana, tende a compensar o seu cansaço e frustrações da semana com gastos acima do planejado. É uma forma de recompensa. Mas cuidado, ela é perigosa, pois dá início a um ciclo eternos de frustação e compensação. Você trabalha duro, chega ao final de semana cansado, compensa com compras, estoura seu orçamento, se arrepende, tem que trabalhar mais para compensar, fica ainda mais cansado, busca mais compensações… e o ciclo nunca acaba.

É por isso que o final de semana é perigoso: porque saímos da rotina e é o momento em que estamos mais propensos a nos recompensar pelo cansaço do trabalho. Por isso, se você quer poupar dinheiro e enriquecer, tem que dar atenção especial aos seus gastos no final de semana. Por isso preparamos estas dicas sobre como economizar dinheiro nos finais de semana:

1 – Esteja ciente de que no final de semana você estará mais propenso a gastar. Tenha isso em mente e leve isso em consideração. O simples fato de estar ciente vai colocar você mais no controle e ajudar a tomar as decisões corretas. A consciência será seu aliado.

2 – Discuta este tema com sua esposa e familiares. Se todos estiverem cientes desta realidade, vocês podem se apoiar e tomar as decisões certas.

3 – Não permita que a mudança da rotina se torne uma mudança nos gastos. Ou seja, mesmo que você esteja exposto a toda uma nova gama de possibilidades de gastos por conta da mudança da rotina que ocorre no final de semana, evite se expor aos gastos que estes momentos vão te oferecer. Passear e comprar são coisas diferentes!

4 – Estabeleça uma quantia de gastos para o final de semana e cumpra. Ou seja, se você tem uma meta de economia para o mês ou para o ano, ótimo. Mas ter uma meta de gastos específica para o final de semana é essencial. Ela vai te ajudar a priorizar o que é mais importante e evitar aquelas compras desnecessárias.

5 – Se você usa o Dinn, a ferramenta de controle de gastos grátis que ajuda você a economizar dinheiro, crie uma meta para cada final de semana. Ele vai te ajudar a controlar os seus gastos e poupar com eficiência.

6 – Procure por atividades revigorantes e gratuitas. Se você pesquisar um pouquinho vai descobrir um monte de atividades gratuitas na sua cidade. Você pode ir a um museu, dar uma caminhada num parque, sair de bicicleta, enfim, procure atividades gratuitas, revigorantes e que vão manter você longe dos gastos desnecessários.

7 – Pesquise por atividades para fazer em casa. Ficar em casa, normalmente resulta em gastar menos. E não precisa ser um tédio. Basta usar a criatividade.

8 – Você pode sair e mesmo assim gastar pouco. Por exemplo, quer ir a um restaurante? Escolha uma opção mais barata. A satisfação vai ser quase a mesma e você vai gastar muito menos.

Esperamos que com estas dicas você esteja mais preparado sobre como economizar dinheiro nos finais de semana e possa aprimorar sua capacidade de poupar e prosperar. Não se esqueça, economizar dinheiro é, acima de tudo, uma questão de liberdade. O ato de economizar dinheiro é transformador, pode mudar a sua vida para sempre. Poupar e prosperar é um ato de liberdade. Tenha sempre com você esta visão, pois poupar dinheiro não é fácil e vai exigir atenção constante. Saber aonde se quer chegar ajuda a manter o foco e a energia para as horas difíceis. Quer uma dica super especial, então leia o artigo Técnica infalível para economizar dinheiro, além de e tantos outros posts no nosso blog. Ou conecte-se com nossas redes sociais no Instagram, Facebook, Linkedin, Pinterest e Twitter, lá temos conteúdos super especiais para ajudar você nesta grande batalha rumo à riqueza e à liberdade. Quer ajuda para economizar dinheiro? Cadastre-se grátis agora mesmo no Dinn, o um aplicativo para controle de gastos e finanças pessoais revolucionário que vai ajudar você a economizar dinheiro e conquistar suas metas financeiras. Sucesso!

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *